terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como Vestir Pinguins


Festival de Curitiba desse ano, o elenco de Tão Longe espalhado em 5 ou 6 quartos do hotel Paraná Suite, se reunia religiosamente no meu quarto que era habitado também por Paulinho Rocco, para as "festinhas" noturnas conhecidas na ocasião como "Gambiaroom" .Lá tomávamos cerveja, discutíamos peças, mais uma cervejinha ai gente?, fazíamos improvisos, até que o sono chegava e recolhia pouco a pouco os habitantes da festa. 

Em um desses encontros, Pellegra e eu tomávamos cerveja num canto do quarto discutindo "A Perseguição ou o longo caminho que vai de 0 a n", quando Paulinho vem dizendo que escreveria um texto para nós. Topamos na hora e animados, discutíamos possíveis trechos da peça, claro tirando sarro de tudo isso. Porém aquilo que era só uma brincadeira tomou forma e gosto, Paulinho trouxe "Como Vestir Pinguins" e fizemos algumas leituras, até leituras dramáticas para os alunos do Studio Beto Silveira. E ai vamos montar isso ou não? Questionávamos um ao outro, até que Pellegra traz a notícia " Estou indo para Europa", silêncio. Começamos a pensar em adiantar ou atrasar a montagem do texto, mas não queríamos colocar uma data para encerrar a viagem dele, então aconteceu uma troca, Paulinho além de autor, veio pro elenco dando alma a Tales, e eu fiquei com Fred, que me pertencia desde o início. 


Mas e ai? temos que aumentar o time, precisamos de um diretor, e de um Emanuel. Corremos ao colo de Diogo Mattos, que pensou a respeito e nos acolheu brilhantemente, trazendo consigo Diego Pincerati para tomar conta de Emanuel.

Tudo estava certo, começamos o processo. Batidas de joelho na parede, dedinho na quina, cara amassada no chão, isso é só a superfície do que o contato improvisação trouxe para essa montagem. Uma fluência única, pois além da amizade entre nós quatro, existe também um respeito profissional muito grande em relação ao outro. 

Já havia trabalhado contato improvisação com o Diogo,  e achei excelente quando descobri que o caminho dessa criação seria o contato. Para o Paulinho era algo novo, mas que foi absorvido rapidamente.

Uma marca aqui, outra ali. O que, já acabou? está pronto? é isso a peça?
Sem saber, já trazíamos a peça com a gente, o caminho que o Diogo nos deu, foi sem pressão, sem discussão e com objetividade.
"Queremos dividir isso com a plateia" disse Diogo clareando nossas mentes.

Agora estamos na reta final, estreamos em menos de uma semana e a barriga viva já nos consome. Mas é disso que vivemos.

Como Vestir Pinguins- 13 e 20 de Setembro de 2009 - 19 horas no teatro Plínio Marcos na Sala Linneu Dias. Rua Clélia 33. Shopping Pompéia Nobre ao lado do Sesc Pompéia. 10$.

Um comentário: