quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festa de Separação


O espetáculo é quase uma vivência junto, eles te deixam íntimo deles, daquele momento, daquelas festas,  dessa separação.

Eu achei lindo demais, a começar pela proposta.

Felipe e Janaina são um casal, realmente casados que decidem se separar. Ele é músico e ela atriz. Quando essa decisão acontece, eles começam a fazer algumas festas de separação, uma com os amigos deles, outra com os dela, família, enfim, com as pessoas próximas deles. 
 
 Tudo foi registrado em uma câmera de video, assim como boa parte do relacionamento dos dois, é uma mania dele. 
 
Cada um entra com metade da plateia, e começam contando e perguntando coisas pra gente, eu entrei com Janaina e foi bem bom, pois já admirava bastante o trabalho dela.

Ela mostra objetos que foram dados de presente nessas festas de separação, como um caderninho com vários telefones de homens solteiros, cds de música e chocolates. 
Eles fazem uma série de coisas, contam histórias do relacionamento, cantam músicas compostas por eles dois, e mostram vídeos de momentos dos dois.
 
É muito difícil falar dessa peça, pois ela é linda, é feliz e triste ao mesmo tempo, eu acho de uma coragem, de uma generosidade e de uma grandiosidade essa peça, porque ela é mais do que intimista, eles fazem mais do que mostrar algo pra plateia, eles te comovem, eles te ensinam, eles passam a ser lindos demais juntos pra estarem separados, eles são sinceros, eles contam, eles dividem algo com você.

O que me impressiona e emociona mais nessa peça é o "tipo" de teatro que é feito. Essa pesquisa, essa busca, o novo. Acho que pelo fato dela ser (uma excelente atriz) membro do Grupo XIX de teatro, (que é um dos melhores grupos do Brasil, com certeza) isso foi um pouco a ideia. Uma nova relação com a cena, e com o teatro. Algo diferente é feito ali. 

O Grupo XIX de teatro tem um caminho e um jeito que me agrada muito, essa peça além da Janaina Leite, atriz do grupo, tem a direção de Luis Fernando Marques, que é o diretor do XIX.
 
Aprendi bastante com esse espetáculo,  na minha busca do novo, de um jeito diferente de fazer, essa peça me ajudou bastante, pois eu sei que são infinitas as possibilidades, mas tem que experimentar. Fico muito feliz quando algo como "Festa de Separação" fica em cartaz, pois as pessoas, incluindo os artistas podem assistir e repensar na cena e na vida.


Essa peça tem um blog cheio de coisas, vale a pena dar uma conferida.
Blog da peça: http://festadeseparacao.blogspot.com/

Um comentário:

  1. cara, curti muito o seu blog.
    preciusa postar mais, mlk.
    e qdo puder, visite o meu
    www.ratosehomens.blogspot.com
    bjo.

    ResponderExcluir